Biografia de Martin Luther King
Curiosidades SinaPizza  

Biografia de Martin Luther King

Martin Luther King Jr foi um dos mais influentes ativistas dos direitos civis dos Estados Unidos.

Seus protestos apaixonados, mas não violentos, ajudaram a aumentar a conscientização sobre as desigualdades raciais na América, levando a uma mudança política significativa.

luther king

Martin Luther King também foi um orador eloqüente que capturou a imaginação e o coração das pessoas, tanto negras quanto brancas.

Início da vida de Martin Luther King

Martin Luther King, Jr. nasceu em Atlanta em 15 de janeiro de 1929. Seu pai e seu avô eram pastores em uma igreja batista afro-americana.

M. Luther King estudou no Morehouse College em Atlanta, (segregated schooling) e depois estudou no Crozer Theological Seminary na Pensilvânia e na Boston University.

Durante seu tempo na Universidade, Martin Luther King tomou conhecimento da grande desigualdade e injustiça enfrentada pelos negros americanos; em particular, ele foi influenciado pela filosofia de protestos não violentos de Gandhi .

A filosofia de Gandhi se relacionava com os ensinamentos de sua fé batista.

Aos 24 anos, King casou-se com Coretta Scott, uma jovem bonita e talentosa.

Depois de se casar, King tornou-se pastor na Igreja Batista Dexter Avenue, em Montgomery, Alabama.

Boicote aos ônibus de Montgomery

Um momento decisivo na vida de Martin Luther King foi o boicote aos ônibus de Montgomery, que ele ajudou a promover.

Seu boicote também se tornou um ponto de virada na luta pelos direitos civis – atraindo a imprensa nacional para a causa.

Começou em circunstâncias inócuas em 5 de dezembro de 1955. Rosa Parks, uma ativista dos direitos civis, recusou-se a desistir de seu assento – ela estava sentada em uma área branca.

Isso quebrou a estrita segregação de pessoas coloridas e brancas nos ônibus de Montgomery.

A empresa de ônibus recusou-se a recuar e, assim, Martin Luther King ajudou a organizar uma greve em que pessoas negras se recusavam a usar qualquer um dos ônibus da cidade.

O boicote durou vários meses, a questão foi então levada ao Supremo Tribunal que declarou que a segregação era inconstitucional.

Movimento dos direitos civis.

Após o sucesso do boicote aos ônibus de Montgomery, King e outros ministros fundaram a Southern Christian Leadership Conference (SCLC).

Isso provou ser um núcleo para o crescente movimento pelos direitos civis. Mais tarde, haveria discussões sobre a melhor abordagem a ser adotada.

Em particular, a década de 1960 assistiu à ascensão do movimento do poder negro, sintetizado por Malcolm X e outros grupos nacionalistas negros.

No entanto, King sempre permaneceu comprometido com os ideais de luta não violenta.

Martin Luther King e Malcolm X se encontram brevemente em 1964 antes de ouvir um debate no Senado sobre direitos civis em Washington. (imagem Wikicommons )

Discursos de Martin Luther King Jr

Martin Luther King foi um orador inspirador e influente; ele tinha a capacidade de se mover e elevar seu público.

Em particular, ele poderia oferecer uma visão de esperança. Ele capturou a injustiça da época, mas também sentiu que essa injustiça era como uma nuvem passageira. King freqüentemente fez referências a Deus, a Bíblia /sua fé cristã e aos Hinos Evangélicos.

“E isso é o que Jesus quis dizer quando disse:“ Como é que você pode ver o cisco no olho do seu irmão e não ver a trave no seu próprio olho? ”Ou, para colocar na tradução de Moffatt:“ Como é que você vê a lasca no olho do teu irmão e falha em ver a prancha no teu próprio olho? ”

E esta é uma das tragédias da natureza humana. Assim, começamos a amar nossos inimigos e amamos as pessoas que nos odeiam, seja na vida coletiva ou na vida individual, olhando para nós mesmos ”.

Martin Luther King

Seus discursos foram em grande parte livres de vingança, em vez de se concentrar na necessidade de avançar.

Ele foi nomeado como Homem do Ano pela revista Time em 1963, seguido de seu famoso e icônico ” Eu tenho um discurso de sonho ” – entregue em Washington durante uma marcha pelos direitos civis.

“Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seu credo:“ Consideramos estas verdades como evidentes: que todos os homens são criados iguais.

”Eu tenho um sonho que um dia as colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos ex-escravos e os filhos dos antigos proprietários de escravos poderão sentar-se juntos a uma mesa da fraternidade ”

– Martin Luther King

No ano seguinte, Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho em prol da justiça social.

King anunciou que entregaria o prêmio em dinheiro a US $ 54.123 ao movimento dos direitos civis.

Com o prestígio do Prêmio Nobel, King foi cada vez mais consultado por políticos como Lyndon Johnson .

No entanto, a oposição de King à Guerra do Vietnã não o favoreceu ao governo Johnson; King também começou a receber um maior escrutínio das autoridades, como o FBI.

Em 4 de abril de 1968, o rei foi assassinado. Foi um dia depois que ele fez seu discurso final “Eu já estive no topo da montanha”

Em sua homenagem, a América instigou um Dia Nacional de Martin Luther King. Ele permanece simbólico da luta da América por justiça e igualdade racial.