Dicas para se manter SAUDÁVEL no trabalho

Homem fazendo exercício físico

Se você está procurando dicas para se manter saudável no trabalho, talvez esteja preocupado com sua saúde, peso ou quem sabe até alguma doença que pode ser desenvolvida por esforços repetitivos.

Por isso, neste artigo, a gente vai lhe dar algumas dicas para se manter saudável no trabalho sem fazer muito esforço ou sem gastar muito dinheiro.

Afinal de contas, o Brasil vive um momento complicado em relação ao financeiro da população e as taxas e problemas de saúde tem relação com isso.

Para trabalhar mais, as pessoas se privam do sono, começam a tomar remédios, consumir cafeína em excesso dentre outros hábitos pouco saudáveis para o funcionamento do cérebro.

Você precisa notar que para se manter saudável no trabalho e na vida será necessário seguir ao menos alguns bons hábitos.

Você só vai colher os resultados se persistir em aplicar as dicas para se manter saudável no trabalho.

Dicas Para se Manter saudável no trabalho

A primeira dica é evitar o estresse. O estresse faz com que os trabalhadores tenham problemas de saúde como dores constantes na cabeça, o que aumenta o consumo de remédios e da cafeína.

Mas, como evitar o estresse durante um expediente tão longo e com tantos problemas para resolver?

Realmente não é fácil, mas existe uma forma de despejar todos os problemas de uma só vez para fora de sua mente: encarando o trabalho como um desafio e não como um inimigo.

Quanto mais complicada for a sua relação com aquele problema que surgiu, pior será a sua resposta neurológica a ele.

Outra dica importantíssima é estar de olho sempre em relação à sua postura. Se você trabalha sentado, será necessário sempre levantar para “esticar-se”.

O motivo é simples: o corpo que fica em constante repouso tende a se acostumar com aquela posição e o excesso disso causa dores fortes.

Dores na colunas, juntas e nas articulações é muito comum em quem trabalha sentado e escrevendo, principalmente. Ginástica laboral precisa ser oferecida pelas empresas e, além disso, aproveitada por quem trabalha neste constante esforço.

Outras dicas para evitar doenças no Trabalho

O contato com luzes artificiais como a do celular e a do computador pode acabar gerando problemas com a visão.

Existe a necessidade do repouso dos olhos, principalmente para que não existam tantas dores. O uso de óculos pode ser necessário.

O ar-condicionado também pode ser um vilão para quem já conta com problemas de saúde como rinite e sinusite.

A troca dos filtros do ar-condicionado necessita ser feita, a fim de evitar que o ar seja prejudicial à saúde.

Qualquer atividade repetitiva precisa de uma atenção redobrada de quem a faz. O descanso do corpo é a única garantia de que conseguiremos finalizar certa atividade.

O sono é muito importante. Horas extras excessivas e a privação de sono são grandes rivais de qualquer boa atuação.

Uma noite bem dormida é a melhor aliada para que o trabalho tenha um maior rendimento. O descanso é muito importante, além da alimentação, exercícios físicos e outros bons costumes.
Consequências das Doenças do Trabalho

As doenças do trabalho devem ser evitadas de todas as formas possíveis. Isso porque, além de causar transtornos para o empregado, também gera problema para os empregadores.

As pessoas que adoecem no trabalho acabam sendo obrigadas a se afastarem do mesmo, passando a receber um benefício pago pelo INSS.

Caso o problema de saúde se agrave, esse benefício pago pelo INSS, que de início é uma auxílio-doença, poderá evoluir para uma aposentadoria por invalidez, impossibilitando que o profissional retorne ao Mercado de Trabalho.

Conclusão

Portanto, é muito importante que você siga as dicas que foram colocadas aqui. Só assim você poderá ter uma melhor relação com o seu trabalho, evitando as doenças e problemas para o futuro.

É no trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo, assim, ter um trabalho que trás satisfação e prazer é essencial para a auto realização. Seguindo as dicas para se manter saudável no trabalho, você sempre vai sair ganhando.