Como escolher o melhor som automotivo para seu carro?

assessórios para carros - som automotivo

Se você está pronto para selecionar os alto-falantes perfeitos para um novo sistema de som personalizado em seu carro ou caminhão, então você tem algumas escolhas importantes a fazer.

O primeiro fator que você precisa olhar é se vai com alto-falantes componente ou full-range, mas o processo não termina com essa única escolha.

assessórios para carros - som automotivo

Além de escolher entre alto-falantes componentes ou coaxiais, há também quatro fatores principais para ajudá-lo a encontrar os melhores alto-falantes e adquirir um acessório para carro de qualidade.

Em nenhuma ordem particular, esses fatores são:

  • Tamanho
  • sensibilidade
  • manipulação de potencia
  • produza qualidade

Você também pode ter que trabalhar dentro de um orçamento, ou considerar outras coisas, mas manter esses quatro fatores em mente permitirá que você encontre palestrantes que trabalhem com o resto do seu sistema e forneçam um ótimo som.

Componente vs. Coaxial

O argumento do componente versus falantes coaxiais é complicado, e não há uma resposta simples sobre qual é o melhor.

Os alto-falantes componentes fornecem melhor som, mas também são mais caros.

Os alto-falantes de faixa total também são mais fáceis de instalar, já que normalmente você encontra substituições de pós-vendas que são substitutos diretos das unidades OEM.

Se a qualidade do som é o fator mais importante em seu processo de tomada de decisão, você deve considerar os alto-falantes componentes.

Caso contrário, os alto-falantes de gama completa provavelmente funcionarão bem.

Alto-falantes de gama completa também são a melhor opção se você estiver planejando uma instalação DIY e não tiver muita experiência.

Novo tamanho e configuração do alto-falante do carro

Antes de começar a comprar novos alto-falantes, é vital reunir algumas informações sobre os alto-falantes que já estão em seu carro e caminhão.

Se você estiver totalmente comprometido em substituí-los, basta remover os alto-falantes e medi-los.

Caso contrário, a maioria das lojas que vendem caixas de som poderão procurar as especificações para você.

Se você fornecer a marca, o modelo e o ano do seu veículo, normalmente é possível pesquisar o tamanho e a configuração dos alto-falantes existentes.

Se seu carro ou caminhão veio da fábrica com alto-falantes de gama completa, e você está pensando em substituí-los por novos alto-falantes full range, é especialmente importante conhecer os tamanhos e configurações das unidades existentes.

Na maioria dos casos, você poderá comprar novos alto-falantes que podem ser colocados nos receptáculos dos alto-falantes existentes.

Manipulação de potência do alto-falante do carro

Depois de ter algumas especificações para trabalhar, você precisará examinar o gerenciamento de energia.

Se você quiser tirar o máximo proveito do seu sistema de som, seus alto-falantes precisarão ser capazes de lidar com a potência que sua unidade principal ou amplificador externo é capaz de produzir, e é por isso que muitas pessoas escolhem uma unidade principal antes de olhar para alto-falantes. .

Se você ainda não escolheu uma nova unidade principal , então você tem um pouco mais de liberdade.

Nesse caso, você é livre para escolher alto-falantes com as características de gerenciamento de energia que você gosta e, em seguida, você pode procurar por uma unidade de cabeça ou um amplificador externo que será capaz de tirar total proveito deles.

A manipulação de energia refere-se ao nível de potência, que é medido em watts, que você pode bombear através dos alto-falantes.

A medida mais comum é o valor da raiz quadrada média (RMS), já que outros números que os fabricantes usam geralmente são insignificantes.

Você também deve se certificar de que está prestando atenção ao manuseio de potência RMS máximo dos alto-falantes, em vez do processamento de energia de pico do RMS.

Sensibilidade do alto-falante do carro

Para descobrir o melhor nível de sensibilidade para procurar, você terá que saber quanta potência sua unidade principal ou seu amplificador externo produz.

Sensibilidade refere-se a quanta potência os alto-falantes exigem para emitir um determinado nível de volume, e alto-falantes com maior sensibilidade exigem menos energia.

Se você está trabalhando com um estéreo de fábrica anêmico, então você vai querer encontrar alto-falantes que tenham um alto nível de sensibilidade.

Por outro lado, os alto-falantes que têm um baixo nível de sensibilidade tendem a funcionar bem com amplificadores externos de alta potência.

Qualidade de construção do alto-falante do carro

Uma das maiores razões para atualizar seus alto-falantes de fábrica é a qualidade construída.

A maioria dos alto-falantes OEM é feita com materiais de baixa qualidade que tendem a se degradar com o tempo.

É por isso que apenas atualizar seus alto-falantes pode fornecer som de melhor qualidade, mesmo se você deixar tudo sozinho.

Seu investimento também durará muito mais se você procurar alto-falantes feitos com materiais de alta qualidade.

Alguns dos materiais que você deve procurar incluem:

Os acabamentos de borracha duram muito tempo e proporcionam uma excelente qualidade de som.

As bordas de espuma e pano são menos duráveis ​​do que as bordas de borracha , mas ainda são melhores do que a espuma e o papel.

Materiais duros e leves de woofers como o polipropileno misturado com mica ou tecidos sintéticos revestidos de metal duram muito tempo e fornecem uma ótima resposta de graves.

Tweeters de poliamida ou de seda ou materiais mais duros, como cerâmica ou metal, dependendo do gosto pessoal.

Preenchendo o seu sistema de som

Construir um sistema de som do carro é como montar um quebra-cabeça que você também está projetando.

Pode ser um empreendimento muito complexo, mas também é extremamente recompensador experimentar o produto acabado.

Embora a escolha de grandes palestrantes seja uma parte essencial, você também precisará considerar vários outros fatores, incluindo:

  • Como escolher a melhor unidade principal para o seu sistema.
  • Se você precisa ou não de um amplificador externo .
  • O crossover pode ser necessário se você estiver atualizando para alto-falantes de componentes.
  • Você pode querer preencher o seu som com um subwoofer.