Os pisos mais usados em áreas de circulação em restaurantes

piso restaurante

Com a evolução no mundo do design, é possível aplicar novos materiais a piso de ambientes comerciais como restaurantes que requerem instalações duráveis, resistentes e estéticas.

Espaços elegantes, exóticos, minimalistas ou mais ornamentados etc. Quando se trata de montar um restaurante, a escolha do piso marcará o estilo dele. 

Além de influenciar seu design de interiores, o pavimento também afeta a rotina e funcionalidade no dia a dia.

São diversas variáveis a se considerar: preço, durabilidade, manutenção, segurança, estética, padrões da vigilância sanitária, facilidade de instalação, etc…

Piso de restaurante

Antes de tudo, é importante levar em consideração o alto tráfego de pessoas que circulam em um restaurante, sendo as áreas mais movimentadas perto dos garçons e da área da cozinha. 

A abrasão intensa é localizada em locais onde mesas e cadeiras se movem, há manipulação de alimentos ou em locais suscetíveis a impactos diretos. Assim, restaurantes requerem instalações especiais que garantam um bom nível de durabilidade e resistência ao desgaste.

O piso também pode ser um dos elementos que contribuem para o isolamento acústico nos restaurantes. Desde a redução do ruído ao caminhar, aos impactos de ecos, incluindo pequenas ações presentes no cotidiano de um restaurante e que convém para reduzir o nível acústico.

Piso de vinílico 

Ao escolher um tipo de piso ou outro, os administradores de restaurantes também levam em consideração a área do restaurante. Evidentemente, o salão das refeições não terá o mesmo piso, como da área do banheiro, por exemplo.

Assim, o material de vinil, geralmente é o mais apropriado para o salão das refeições ou cozinha principal, como também é recomendado para a área de serviço. 

A referência normalmente é pelo design de madeira para o salão principal, enquanto um laminado é projetado para a área da recepção.

Piso de cerâmica

No pavimento de restaurantes, como já dito, há alto tráfego, por isso é muito importante que o solo resista às agressões produzidas pela grande quantidade de passagens que terão de suportar.

Os pisos de cerâmica são uma aposta de muitos estabelecimentos que querem passar um ar de sofisticação ao cliente.

Piso tátil PVC

Para áreas onde pode haver obstáculos ou condições específicas, com entrada e saída de pessoas, o piso tátil PVC é uma boa escolha. Nesse caso, trata-se mais de uma estratégia de segurança, pois serve para colocar a pessoa de alerta.

O piso tátil PVC é conhecido pelo seu uso em estações de trens e metrôs que são um belo exemplo da qualidade do piso tátil PVC. 

Fácil manutenção

Os pisos mencionados acima têm limpeza fácil contra agentes químicos, pois a absorção, na maioria das vezes é quase nula. Eles possuem uma resistência ao desgaste muito alta e a durabilidade é extensa.

Há vários estilos, além deles se combinarem entre si, por isso estão entre as opções mais usadas para esse tipo de ambiente.

A combinação de elementos claros com escuro é uma opção bastante utilizada pelos proprietários e clientes de restaurantes. Em resumo, pode se dizer que esses pisos são mais usados em restaurantes devido a atender, os 4 critérios abaixo:

Instalação simples

Eles são produtos conhecidos por todos os profissionais do setor de construção, por isso não apresenta nenhuma dificuldade.

Longa vida útil

Esses tipos de pisos em restaurante oferecem maior durabilidade e resistência mesmo como o passar do tempo. Por isso são apresentados como, possivelmente, os melhores produtos nesse aspecto.

Resistência

Resistência a todas as situações que ocorrem, tanto ao atrito quanto aos agentes químicos de limpeza em um restaurante, apresentam boa resistência.

Fácil de limpar

Esses pisos para restauração têm como característica técnica a absorção mínima de água ou líquidos, para que a sujeira não penetre na estrutura, facilitando e agilizando a limpeza. Esse item não se refere apenas à restaurantes, mas a padarias tradicionais, padarias artesanais e estabelecimentos comerciais de comida.