
Recrutamento e Seleção: por que isso é tão importante?
O desenvolvimento da empresa está ligado aos níveis de desempenho e potencial de seus colaboradores detectáveis no recrutamento e seleção.
Logo, fica evidente a importância de investir desde o início no processo de contratação. É essencial promover engajamento e interesse real entre o time pela causa coletiva.
Profissionais de Rh bem preparados podem ter a chave para o sucesso em recrutamento, seleção e admissões de qualidade.
Conheça estratégias de obter envolvimento e compromisso de sua equipe! Leia, pense sobre o assunto e alimente sua capacidade de gestão.
Recrutamento e seleção: foque no primordial!
Cada empresa desenvolve seu modus operandi no recrutamento e processo seletivo, mas na essência todos incluem algumas etapas básicas:
- Descoberta de vagas ou oportunidades;
- Interesse pela empresa e possíveis oportunidades;
- Candidatura ou participação no processo seletivo;
- Seleção propriamente;
- Admissão e integração.
Com o passar do tempo ficou evidente que alguns requisitos são determinantes para uma equipe de trabalho levar uma empresa ao sucesso. Eles devem nortear o processo de recrutamento e seleção. Ei-los a seguir:
Fit cultural: É a identificação de profissionais com perfis que se alinham com a orientação da empresa.
Concepção de elo: A conduta individualista definitivamente ficou para trás.
A busca atual é por indivíduos que compreendem o trabalho coletivo como requisito essencial para o crescimento da equipe.
Eles sabem que são parte importante do processo, não o centro dele. Sendo, portanto, um elo essencial na corrente do desenvolvimento.
Construção de ambiente favorável: Um ambiente amistoso, construído através da interação e ajuste de pessoas com propósito comum é decisivo para os resultados.
Capacidade de adaptação, equilíbrio e inteligência emocional são características mais e mais desejáveis no processo de recrutamento e seleção. Tendo em vista, que se perde muito tempo na resolução de conflitos interpessoais.
Faz muito que o mito do gênio sem equilíbrio não interessa na maioria dos contextos. O convívio social é indissociável do sucesso. Os candidatos perceberam essa necessidade e sabem que serão avaliados nesse aspecto.
O processo seletivo acaba desempenhando essa função pedagógica e está educando futuros colaboradores, é uma tendência bastante positiva.
Estratégias de otimização do processo de recrutamento e seleção
- Busca por profissionais o mais completos possível
Escolha profissionais alinhados com o fit cultural da empresa e competentes ou alto potencial de habilidade. No último caso a empresa precisa ter estrutura para absorver e treinar o profissional em formação.
- Processo seletivo compartilhado
Inclua profissionais do setor ao qual se destina o candidato no processo seletivo. O departamento de RH não deve ser deixado a fazer um trabalho isolado. Quanto mais envolvimento de bons colaboradores, maiores as chances de se obter resultados positivos.
- Instrumentos ou ferramentas tecnológicas e técnicas modernas e atuais
Invista na atualização de recrutadores e profissionais de RH, ajude-os a se apropriarem de instrumentos e ferramentas atuais. Tais recursos otimizam e tornam o processo mais eficiente.
- Processo seletivo funcional
Para cada ação do processo seletivo determine um objetivo. Coordenar e relacionar esses objetivos permitirá traçar com mais perícia o perfil do candidato.
Ajude o candidato a se situar no processo para que ele não desista, por se perder no trajeto ou aceitar outras propostas. Uma ideia é adiantar um cronograma básico, para orientá-lo.
Conclusão
Quando a empresa se consolida como uma boa marca empregadora, seu recrutamento e seleção despertam interesse desde o início. Na verdade, passam até mesmo a ser aguardados.
Na fase de recrutamento boas estratégias de divulgação e atração podem fazer toda a diferença.
Por outro lado, quando o contexto permite, usar boas indicações também pode ser excelente forma de conseguir candidatos adequados.
Outra forma de ganhar tempo e aprimorar a seleção é se especializar na triagem de currículos. Identificar perfis com bom potencial exige técnica e pode ser o diferencial.
Desenvolva habilidades de recrutamento e seleção com sua equipe e sinta a diferença!