
Dicas para escolher um animal de estimação
Ter um animalzinho de estimação em casa traz muita alegria e diversão para família, sempre tendo em mente que são seres vivos e precisam de cuidados especiais, o animal de estimação requer espaço adequado, alimentação específica, passeios e cuidados de higiene.
Sem falar no respeito pela sua vida, o amor pelos animais é algo maravilhoso, eles são muito amorosos e fiéis a seus tutores, dependem de nós para quase tudo e por isso devemos ter responsabilidade e consciência no momento de decidirmos por ter um animal de estimação em casa.
Para fazer uma escolha assertiva, deve-se pensar no tamanho do animal e de suas necessidades. Se você mora em apartamento, por exemplo, deve procurar por cães e gatos que se adéquem a esse espaço e ter alguns cuidados com a segurança do local, para restringir a saída deles para o acesso à rua.
Cada vez mais pessoas estão decidindo ter um animal de estimação, seja por meio de adoção ou compra em canis ou gatis de confiança e que tenham práticas corretas de criação.
Os fatores que devem ser levados em consideração no momento da escolha de um pet são conforto, preço, facilidade em cuidar da casa e tratamento que cada pet exigirá. Então vamos as dicas:
Quais animais de estimação devo escolher?
Primeiro passo é verificar se o condomínio que você reside aceita animais de estimação, quais são as restrições de locomoção, se tem local para passeio de pet e se já existem moradores no prédio com pet em casa.
Partindo dessas observações você irá definir se poderá ter um pet no seu apê ou não, outro ponto importante é o tamanho do animal e se ele faz muito barulho, se é um cachorro que late muito, se a raça é muito estressada etc.
Não necessariamente precisa ser um cão ou gato, você pode criar outros animais de pequeno porte em apartamento, veja algumas dicas:
- Chinchila: são extremamente dóceis e tranquilos, indicado para pessoas que também possuem esse tipo de comportamento e não querem um animal muito agitado em casa. O chinchila é um misto de rato com coelho, são silenciosos e não dependem de muita atenção durante o dia inteiro. Podem ficar em casa sozinhos, basta deixar abastecido de água e comida e com o local bem higienizado, pois eles são bem tranquilos.
- Furões: esses animaizinhos são bem enérgicos e podem ser criados em gaiolas, o qual é o mais indicado, devido a segurança do próprio pet. Eles gostam de entrar em armários, frestas e buracos e dependem de mais atenção para que não se metam em enrascada, são bem carinhosos e amigáveis.
- Peixes: ter um aquário em casa é bem interessante, o processo de montagem e a escolha dos peixinhos pode ser feito inclusive com as crianças, para quem não tem muito tempo para se dedicar a um animal de estimação, é o mais indicado pois praticamente eles vivem sozinhos no aquário e não dependem do ser humano, somente para alimentação, já que não estão no seu habitat natural.
Quero um cãozinho ou gatinho
Os animais mais clássicos são cachorros e gatos e para escolher qual o mais indicado para você, veja essas dicas de como escolher um animal de estimação.
Os de pequeno porte são: Yorkshire, Pinscher, Pug, Poodle e Buldogue francês para quem gosta de cães de grande porte podem escolher entre o Golden Retriever, Labrador e Border Collie.
Para os amantes dos felinos deve-se ter um ambiente preparado para cria-los, pois possuem o temperamento forte e gostam de passear na vizinhança, devido a sua habilidade de caça ser inata.
Se for em apartamento, todas as janelas devem ser teladas e se for em casa, precisa ter um gatil apropriado para que ele não fuja e seja alvo de ataques de cães ou outros humanos, infelizmente.
A posse responsável é o principal fator na hora de escolher um animal de estimação, você deverá além de amá-lo, o que não é difícil, também cuidar de sua alimentação, segurança e bem-estar.
Gostou das dicas? Deixe um comentário ou compartilhe o texto em suas redes sociais.
Texto escrito por: Blog das Dicas