Como planejar uma VIAGEM internacional

Viagem internacional

Há uns 10 anos era muito difícil planejar, fazer um roteiro e concretizar uma viagem internacional, atualmente existe muita informação a respeito do assunto.

Quando se trata de uma primeira viagem temos que prestar bastante atenção em alguns detalhes.

Passaportes e vistos

Não se esqueça: existem prazos para a Polícia Federal confeccionar o passaporte, que normalmente são de 6 dias úteis após o atendimento e pode variar de Estado para Estado, mas como estamos no Brasil e sabemos que podem haver transtornos, então não deixe para alguns meses antes da sua passagem marcada.

Outro detalhe com respeito ao passaporte são os horários e dias de funcionamento dos postos de atendimento que pode ser diferente em seu local.

Preste atenção a estes detalhes para não correr o risco de sua viagem não começar. Dúvidas consulte o site www.pf.gov.br.

Estados Unidos, Europa, Ásia… para onde?

Viagem internacional

O destino que você vai escolher vai depender do seu orçamento, é claro!

Mas um exemplo clássico é que para a Europa você vai precisar de mais ou menos 60 euros por dia para uma viagem econômica sem muita extravagância.

Aqui também entra outro item: seu tempo disponível.

Uma semana, 10 dias, 15 dias… uma dica é que não compensa muito fazer uma viagem ao exterior e ficar apenas 3 dias, pois tem muitas atrações para serem vistas e curtidas e convenhamos sair do Brasil, aeroportos, traslados, etc. cansa muito!

Tem de ser analisado a data da viagem se coincide com feriados internacionais ou alta temporada, pois nestas datas as atrações ficam superlotadas.

Ah e tem de verificar o clima: frio, neve, calor e chuva, o que você espera do destino?

Roteiro

Este item é super importante porque é aqui que sua viagem vai ficar empolgante.

Caso sua viagem seja de forma independente, prepare-se para estudar bastante e para isso existe muita informação na internet como os blogs de viagens que dão ótimas dicas dos locais que serão visitados, entre eles o Vamos Por Aí.

Saber dos hotéis, atrações em cada cidade que você vai, como se locomover, onde comer… mas cuidado com seu tempo, para não ficar muito tempo em algumas atrações ou deixar de ver as mais legais.

Documentação exigida

Para países do MercoSul exige-se apenas documento pessoal de identificação com no máximo 10 anos de expedição.

Para a Europa, EUA, Ásia, África, etc. além do passaporte alguns países exige ainda o visto que é emitido pela autoridade competente de cada lugar.

Já para os Estados Unidos eles tem um procedimento diferente com entrevistas e entrega de documentos em suas embaixadas ou locais por eles determinados.

Outros itens

Viajar sempre é muito bom e nos traz experiências inesquecíveis e para que ela seja boa temos que prestar atenção à alguns itens como a internet, pois não vivemos mais sem ela, seja para contato ou simplesmente usar como GPS.

Vai usar dinheiro, cartão de crédito ou cartão pré-pago outro item.

Fique atento também a outros itens importantes que muitos países exigem de seus visitantes como o cartão de vacinas.

Caso você queira saber mais detalhes de como montar uma viagem internacional (exterior) esse texto vai poder te ajudar bastante e lá tem quase tudo que você precisa saber.