Tudo Sobre Libras

Libras

Muito mais do que uma simples linguagem de sinais, a Libras é a língua, o idioma de sinais que serve para comunicação com pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Estima-se que existam mais de 10 milhões de pessoas com surdez no Brasil, e no mundo, mais de 360 milhões.

O número é grande, mas o que mostra grande preocupação é que apenas 3% desses, sabem a língua de sinais!

Algo que precisa mudar drasticamente, para que a comunicação entre surdos fique mais simplificada e também melhor com quem não é…por isso é importante conhecer tudo sobre Libras, para conversar corretamente com eles.

Veja nesse artigo, informações e curiosidades sobre o assunto.

A História Da Libras

A Libras é uma língua, e idioma oficial dos surdos em nosso país, catalogada e reconhecida desde 2002 como o segundo idioma depois do português.

A libras não é sinais aleatórios, mas a linguagem de nosso país (não mundial).

Por isso, ela tem uma importância muito grande para os surdos do Brasil.

Até o século XV, o mundo enxergava os surdos como pessoas que não tinham capacidade de aprender, porém a partir do século posterior, essa visão foi sendo modificada.

No caso do Brasil, é reconhecido como um dos países mais avançados na educação de surdos no mundo.

Em 1857 o francês Eduard Huet, fundou a primeira escola de surdos mudos, que se chamava Imperial Instituto de Surdos Mudos no Rio de Janeiro.

Eduard Huet foi um dos professores, sendo ele próprio deficiente auditivo.

Na época, a escola ensinava o conceito da Lingua Francesa de Sinais, e com o tempo foi sendo criada uma linguagem própria para os brasileiros.

Hoje o Instituto ainda existe, com o nome de Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES e não é só pioneiro, como a maior referência para deficientes auditivos do país.

Os surdos venceram várias batalhas para conseguirem se firmar com o respeito que merecem e a libras como língua oficial, porém é preciso desmitificar muitos termos e mitos errados sobre a surdez, para que possamos entendê-los e auxiliar da melhor maneira.

80% Dos Surdos Do Mundo, Não Conhecem A Linguagem De Sinais

Podemos dizer que o Brasil é um país pioneiro e referencial no quesito, mas ainda o caminho é longo para tornar os surdos daqui e do planeta em alfabetizados em libras.

Segundo a WFD- Federação Mundial dos Surdos (em inglês), 80% dos surdos tem dificuldade para ler e escrever ou não consegue se comunicar com facilidade.

É necessário que a libras se difunda ainda mais no país e no mundo, para que todos consigam se comunicar com qualidade.

Termo Surdo Mudo É Errado

Apesar de ser um termo ainda muito popular, dizer que uma pessoa surda é muda não é correto.

Na maioria dos casos, o surdo apenas não desenvolveu a fala, porém é apto em falar.

São raros os casos de surdos que são completamente mudos, por isso esse termo não é aceito pela Federação Mundial dos Surdos, apenas aceitando o termo surdo, ponto.

Sites Acessíveis

Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, uma lei importante que estabelece que áreas da educação, trabalho, mobilidade, saúde, cultura e moradia, sejam acessíveis para qualquer pessoa com deficiência.

No caso da internet, é primordial que os donos de blogs e sites, criem recursos que facilitem a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Sem dúvida, uma vitória que tem tudo para disseminar e trazer bons resultados nos próximos anos.

Curso Oline De Libras

Para compreender melhor e se comunicar com deficientes auditivos, faça curso online de Libras, curso totalmente gratuito e com certificado, que irá ensiná-lo a linguagem dos sinais e ainda qualificá-lo para ensinar surdos e não surdos e enriquecer seus conhecimentos e currículo profissional.