Dicas de segurança para a hospedagem de seu site

Segurança internet

Dicas de segurança para a hospedagem de seu site

Ter um site na internet atualmente é uma tarefa fácil e acessível, mas para manter esse site 100% seguro nem sempre é tão simples assim.

Infelizmente existem muitas pessoas mal-intencionadas, que promovem ataques e invasões em sites na internet para roubar senhas e dados.

Então segurança é fundamental, seja em um site, blog ou loja virtual (nesse último gênero principalmente, pois é necessário proteger os dados dos clientes).

Nesse artigo estão listados tópicos que você deve sempre prestar atenção, e tomar os cuidados necessários para manter o seu ambiente online em total segurança, que é um fator essencial para o SEO.

Hospedagem de qualidade

Ter uma hospedagem confiável em uma empresa reconhecida é fundamental.

Além de contar com preços mais competitivos e maior qualidade nos serviços, o suporte também é diferenciado, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E o valor da hospedagem em uma grande empresa pode ser ainda melhor.

Basta usar um truque totalmente legal para pagar menos. Por exemplo, pesquise por cupom de desconto HostGator, pegue um código promocional e economize até 50% a mais no valor das suas mensalidades.

Mantenha um site por servidor

Essa pode parecer uma dica inusitada, afinal contratando um plano de hospedagem de sites você ganha um grande espaço no servidor, e pode colocar vários sites nesse mesmo ambiente.

Mas o perigo está em seu servidor sofrer um ataque hacker, onde todos os sites serão afetados simultaneamente.

Mantendo 1 site por ambiente, na pior das hipóteses 1 site vai ter problemas.

Nesse sentido, é válido ressaltar que você precisa contratar um plano de hospedagem dedicada, pois em hospedagem compartilhada, se um site terceiro sofrer um ataque, o servidor como um todo pode apresentar instabilidade.

Senha seguras e atualizadas

Essa dica vale não apenas para o seu site, mas para todas as contas que você possui, contas de e-mail, redes sociais, cartão de crédito, etc.

Além disso, tenha certeza que você está no site correto antes de digitar sua senha. Por exemplo, ao efetuar login no hotmail, verifique se o caminho está correno na barra de endereço.

Jamais use senhas óbvias, como nome, data de nascimento, número do CPF… Prefira senhas de caracteres mistos entre letras e números, e se possível, caracteres especiais.

E quanto mais longa for a senha, mais segura ela se torna.

Software atualizado

Um site é composto de vários softwares, tendo uma plataforma principal, podendo ter várias extensões e plug-ins.

É importante manter sempre todo o conjunto atualizado, pois rotineiramente são lançadas atualizações, principalmente atualizações de segurança.

Só tome o cuidado de fazer um backup antes da atualização, pois em alguns casos, dependendo da configuração e customizações do seu site, a atualização pode ser malsucedida.

Certificado SSL/HTTPS

Ter o seu site com aquele cadeado verde fechado é fundamental, ainda mais depois da atualização recente do Google Chrome para exibição de sites não seguros.

Todo site seguro possui https no início do endereço, e o cadeado fechado ao lado.

Essa segurança é oferecida pelo certificado SSL (Secure Sockets Layer), que faz com que o site e o navegador troquem informações de forma sempre criptografada, garantindo a segurança dos dados de navegação, principalmente informações de endereço e dados de pagamento.

Se o seu site não possui o SSL ativo, faça isso o quanto antes, pois além de tudo o que foi citado, ter o SSL ainda conta como fator de ranqueamento para motores de busca como o Google.

Remova recursos não utilizados

Estar com o seu ambiente sempre otimizado garante benefícios de performance para o site e melhor experiência para os visitantes.

Remova os recursos não utilizados para ocupar menos espaço no servidor também.

Mas faça isso com muito cuidado, de preferência sempre com um suporte de um desenvolvedor.

Cuidado com as permissões

Muitas vezes um site pode ter vários funcionários, todos com acesso a plataforma para postar, editar, moderar comentários… Mas é importante cuidar com a questão de nível de acesso, pois nem todos os usuários precisam ter as mesmas permissões.

Configurar com cuidado essa questão garante além de erros acidentais por falta de conhecimento de usuários menos experientes, você restringe o acesso a informações confidenciais.

Realize sempre backup de segurança

Esse passo é fundamental para garantir a segurança do seu site.

Afinal, sempre alguma coisa pode dar errado, e ter um backup sempre atualizado para restauração pode salvar a sua vida.

Normalmente as empresas de hospedagem fazem backups semanais de forma automática, justamente por saber que isso é muito importante.

Mas não custa você ter um pouco mais de precaução e fazer alguns backups adicionais e frequentes, para ter uma garantia a mais.

Conclusão

Iniciar o seu negócio online, seja como hobby ou como atividade econômica mesmo, é um sonho de cada vez mais pessoas.

Com baixo custo inicial, e possibilidade de impactar um número muito grande de pessoas, ter um site pode ser um negócio altamente lucrativo.

E com esses cuidados na parte de segurança, você pode ficar mais tranquilo para cuidar do conteúdo do site e atrair cada vez mais visitantes para o seu site.